Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro pede cuidado
A concentração de ozono no ar ultrapassou esta quinta-feira, em cinco concelhos do distrito de Aveiro, os níveis a partir dos quais pode afetar a saúde, especialmente dos grupos populacionais mais sensíveis, informaram as autoridades.
Numa nota, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) informou que, segundo dados registados na estação de medição da qualidade do ar da Teixugueira, concelho de Estarreja, foi hoje ultrapassado o valor da concentração de ozono de 180 microgramas por metro cúbico, estabelecido como limiar de informação obrigatória ao público.
Em causa estão os concelhos de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa, Ovar e parte de Aveiro, nos quais os níveis de ozono atingiram os 186 microgramas por metro cúbico, entre as 13:00 e as 14:00.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro realçou que estes valores de concentração “podem provocar danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis” como crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e pessoas com outras doenças respiratórias ou cardíacas.
As pessoas nestas condições são aconselhadas a reduzirem ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre, a evitarem fatores de risco como fumar ou utilizar/contactar com produtos irritantes como gasolina, tintas e vernizes.
A nota da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro também aconselha que sejam respeitados rigorosamente tratamentos médicos em curso e o recurso a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.
A exposição a este poluente afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos, sublinhou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro .
Pode ver artigo original em:
http://www.dn.pt/sociedade/interior/niveis-de-ozono-no-ar-elevados-em-cinco-concelhos-do-distrito-de-aveiro-5334203.html