A autarquia aproveitou o Dia Internacional da Protecção Civil, assinalado na última sexta-feira, para dar início à sua Campanha de Segurança Rodoviária, que vai decorrer até final do ano. Mas as actividades deste dia temático não se quedaram por aqui…

Este ano, sob o tema “O cidadão: o primeiro agente de protecção civil”, as comemorações do Dia Internacional de Proteção Civil – promovidas pelo Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) com a colaboração das divisões de Educação e de Ação Social da Câmara de Oliveira de Azeméis – abarcaram mais faixas etárias.

Desde os mais pequeninos, passando pelos jovens e terminando nos idosos, o programa que, desta vez, o SMPC delineou para assinalar o 01 de março abrangeu não só um maior número de pessoas (cerca de um milhar, ou seja, o dobro do do ano passado), como também mais idades. As inscrições dos estabelecimentos de ensino nesta organização camarária ultrapassaram as 880 e as das instituições direccionadas para a terceira idade rondaram a centena.

Tendo a Praça da Cidade como ‘palco’, foram várias as actividades, nomeadamente simulações de capotamento; roadshows; demonstrações práticas de 1ª intervenção, de técnicas de desencarceramento, de suporte básico de vida e de equipamentos de protecção e socorro; sessões de esclarecimento; uma exposição temática promovida por diversas instituições que compõem a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC); ginástica sénior; etc… Mas, entre estas, destacou-se o arranque da Campanha de Segurança Rodoviária, com a distribuição de desdobráveis contendo conselhos úteis, quer para peões, quer para condutores, que vai ser levada a cabo pela edilidade oliveirense.

A este propósito, registe-se que, desde sexta-feira passada e até final do ano, vão ser desenvolvidas esta e outras acções de sensibilização tendo em vista a prevenção de acidentes rodoviários e as suas consequências.

Mostrar “gratidão”

O conjunto de iniciativas, que decorreram entre 09h00 e as 18h00, contou com a participação de diferentes agentes de protecção civil, inclusive os que fazem parte da CMPC, e entidades. A saber: Guarda Nacional Republicana (GNR), associações humanitárias dos bombeiros voluntários de Oliveira de Azeméis e de Fajões, Cruz Vermelha Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Entre Douro e Vouga II – Aveiro Norte, CHEDV – Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga E.P.E., Automóvel Clube de Portugal (ACP), Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) e CR&M – Formação Activa de Condução, lda.

Ainda da parte da manhã, a nossa reportagem esteve à conversa com Ricardo Tavares, aquando da sua visita ao ‘teatro das operações’. Segundo o vice-presidente da autarquia, “este dia [Dia Internacional da Protecção Civil] foi instituído para prestarmos uma homenagem àqueles que se preocupam com a vida e o bem-estar de todos”. “Enquanto responsáveis autárquicos, devemos mostrar-lhes gratidão pelo que fazem”, reforçou a ideia, acrescentando que este mesmo reconhecimento também deverá ser-lhes feito pela população em geral.

Ainda de acordo com Ricardo Tavares, ao longo deste dia, iria haver oportunidade para “aprender brincando”, devendo “cada um de nós assumir o papel de agente de protecção civil e educar aqueles que nos são mais próximos”.

(GISÉLIA NUNES – Correio de Azeméis, 05 de Março de 2013)